As soft skills que todo profissional deve desenvolver

Soft Skill é um termo usado para definir habilidades comportamentais e significa toda habilidade que você tem além da habilidade técnica que seu trabalho exigeEm termos de pandemia ter softskills é uma das habilidades mais desejadas a todos os desenvolvedores

Victor Ferraz
28 Abril 2021 - 5 min leitura

Soft Skill é um termo usado para definir habilidades comportamentais e significa toda habilidade que você tem além da habilidade técnica que seu trabalho exige. Por exemplo: ao desenvolvedor, é preciso saber programar. Isso é uma habilidade técnica. Mas também é preciso ter capacidade analítica de contextos, para aplicar a um serviço a melhor técnica. Essa é uma soft skill.

Se você é dono de empresa, uma habilidade da carreira é saber fazer fluxo de caixa. Liderar é uma soft skill que você precisa desenvolver para manter seus times engajados.

E por aí se vão os exemplos.

Hoje em dia, ao contratar um profissional de qualquer área, as empresas tem esquecido de avaliar o profissional pelo “conjunto da obra”, que vai além do currículo apresentado, as referências de trabalhos anteriores e os testes de processo seletivo.

A meu ver, qualquer habilidade técnica pode ser aprendida por qualquer pessoa que se dedique a ela. Alguns vão aprender tal habilidade com mais facilidade, outros com menos, mas quem quer fazer algo pode aprender, ir lá e fazer. Pergunte a qualquer professor de canto e o cara vai te dizer: não é só talento natural, qualquer pessoa que se dedique às técnicas de canto vai aprender a cantar.

Já com as mudanças comportamentais – onde nascem as soft skills – as coisas são mais complicadas. É preciso ter disciplina e comprometimento para transformar as questões pretendidas em hábitos e, assim, realmente desenvolver as habilidades pretendidas. Elas não são impossíveis, mas vão exigir tanto esforço quanto as habilidades técnicas, e devem, sim, estar no currículo, pois são tão importantes quanto.

Aqui vão alguns bons exemplos de soft skill:

Empatia

Essa é a habilidade de tentar se colocar no lugar do outro, identificar e compreender como está o próximo sem colocar seu juízo de valor na frente da situação. Por exemplo, pensar um pouco no colega antes de tomar alguma atitude ou ver se a pessoa com quem você está trabalhando está bem, ou se algo em sua vida pessoal está afetando seu desenvolvimento no trabalho.

Partir do pressuposto de que todos nós travamos nossas batalhas diárias e queremos respeito por elas torna a empatia mais fácil de ser compreendida e colocada em prática.

Pensamento Criativo

Eu acho muito importante poder resolver uma turbulência da melhor maneira possível. Isso demanda a habilidade de saber imaginar saídas afora as convencionais – o termo gourmet para isso é “pensar fora da caixa”.

Resiliência

Resiliência é a persistência consciente. É saber que você não está sendo teimoso/a, nem afoito/a, quando surge um obstáculo, mas que acredita no potencial de um projeto e vai terminá-lo não importa o que ocorra: falta de tempo, pessoas dizendo que você não deveria, ter levado um spoiler da sua série preferida, etc.

Ser resiliente é estar sempre preparado para fazer o que tem que ser feito, mesmo que o mundo esteja contra o que você quer.

Liderança

Mesmo que você não queira ter nenhum cargo de liderança, é possível pensar como líder da mesma forma. E ser líder é diferente de ser “chefe”. É tratar a equipe/produto como se fosse responsável por isso, estar disposto a levantar o ânimo das pessoas envolvidas no projeto e se responsabilizar pelos maus resultados da equipe, ao invés de jogar a culpa nos outros.

Network

Essa é uma soft skill para a vida pessoal: não adianta nada ser o melhor no que faz se ninguém sabe que você existe.

Uma informação para quem acha que network não é uma habilidade ou não rende bons frutos: meus últimos empregos foram todos por network.

Coloque a cara no mundo e se faça visto/a, pois a exposição também abre muitas portas.

Qual soft skill você acha que está faltando nessa lista?