Começando com Node.js

Segundo Stackoverflow Node.JS é uma das tecnologias mais utilizadas, nesse artigo vou contar um pouco como começar a trabalhar com o node e qual o motivo da sua popularidade.

Victor Ferraz
23 Março 2019 - 5 min leitura

Em abril de 2020 era para eu e o Giovanni termos criado um curso pago de Node.JS aqui em BH, mas com a quarentena tivemos que cancelar, então eu comecei a pensar em como passar o meu conhecimeno para as pessoas de qualquer forma. Dedici então em fazer um artigo com um vídeo de apoio de como como começar a programar em Node.js. Se possível gostaria de receber feedback, sobre o conteúdo. 😀

Introdução

A primeira coisa para quem nunca mexeu com Node precisa saber é que Node não é uma linguagem ou biblioteca, Node.js é uma plataforma. Permite você escrever javascript fora do browser, criar ferramentas de linha de comando, aplicativos desktop, programação back-end, criar aplicação para a internet das coisas, etc.

Node.js foi construída em cima da V8 com intuito de facilitar o desenvolvimento de aplicações web de uma forma escaável. No seu ano de criação em 2009, foi uma revolução muito grande no mundo, fazendo com que simplificasse bastante o trabalho de criaçõa de tarefas assíncronas no servidor.

Vantagens

  • É simples escalar a aplicação e não precisa de tanto recurso comparado com as linguagens tradicionais.
  • Mesma linguagem no front-end e back-end
  • É uma das tecnologias mais utilizadas segundo o stackoverflow
  • A curva de aprendizado é menor se o desenvolvedor já trabalha com javascript no servidor.

Alguns casos de uso comum

  • Ferramentas de linha de comando É muito difícil hoje em dia não utilizar node.js para dar "build" nas aplicações front-end.

  • Chat realtime A grande popularização do Node,js foi através da sua simplicidade de como criar chat utilizanado a fomosa biblioteca utilizando socket.io

  • Api web Criação de api utilizando Node.js é muito simpels e bastante utilizada.

Quem usa?

Algumas empresas que utilizam node.js no back-end:

  • Netflix
  • Ebay
  • AliExpress
  • PayPal
  • Groupon
  • Linkedin
  • Yahoo

Npm

Node package manager é o gerenciador de dependencias do Node.js, é possível controlar e gerenciar suas depencia de uma forma muito simpels.

Instalação

Existe diversas formas de instalar o node, no caso do mac eu gosto de utilizar homebrew.

$ brew install node

no windows você pode baixar o instalador ou você pode instalar usando o chocolatey

$ cinst nodejs.install

Hello World

Abra sua ferramenta de linha de comando e digite node, nesse momento é possível usar o node para brincar um pouco. E agora digite 1+1. Em seguida vamos brincar mais um pouco:

$ const fs = require('fs');
$ fs.writeFileSync('teste.txt', 'ola', 'utf8');
$ fs.readFileSync('teste.txt', 'utf8');

alt text

O que acabamos de fazer aqui importei o pacote de file system (ele já é nativo do node) e estou utilizando os métodos writeFileSync e readFileSync, para criar um arquivo txt e ler um arquivo txt.

Agora vamos criar um projeto, a primeira coisa a se fazer é criar um arquivo package.json, esse arquivo é responsável por gerenciar todas as nossas dependências do projeto, para isso iremos utilizar o npm.

$ mkdir nodejs-curso
$ cd nodejs-curso
$ npm init -y

Em seguida vamos instalar express.

$ npm install express

Agora vamos criar nossa primeira rota:

const express = require('express');
const app = express();
const port = 3000;

app.get('/', (req, res) => { 
  res.send('olá node!')
});

app.listen(port, () => console.log(`Example app listening at http://localhost:${port}`))

No método get o parâmetro req é um objeto relativo a requisição, e res é um objeto relativo a resposta, nesse exemplo estamos enviando olá mundo como resposta.

Agora abre seu browser http://localhost:3000 e veja que você verá olá node no seu browser :) Se você tem alguma dúvida, feedback ou se não funcionou, deixa uma mensagem ou me procure nas redes sociais :)

Obrigado

Me conta se deu certo ai :)