Como se manter produtivo em tempos difíceis

Ser produtivo está cada vez mais difícil, estou listando um guia de produtividade que eu irei listar tudo o que eu sigo que aumenta a minha concentração

Victor Ferraz
23 Março 2019 - 5 min leitura

A área de desenvolvimento e programação exige concentração para o alcance de resultados satisfatórios. Falo especificamente dessa profissão por ser nela que atuo, mas acredito que seja assim em qualquer tipo de trabalho. Se você não produz, não tem como viver daquilo que faz, independentemente do que seja.

Para muita gente, o problema todo está no relógio: temos apenas 24 horas de cada dia quando, na verdade, precisaríamos de no mínimo 36 para cumprir todas as tarefas. Vivi muito tempo acreditando nisso, até que vi a luz: o segredo não é ter horas a mais no dia, e sim organizar melhor as coisas dentro dele.

Ser produtivo/a significa saber separar tarefas urgentes de importantes, conseguir hierarquizar todas elas e ter concentração e seriedade o suficiente para cumprir todas dentro do prazo estipulado.

Para isso, a agenda do dia deve ser realista. Ninguém sai de São Paulo às cinco da tarde e chega no Japão às dez da noite do mesmo dia. Esse exemplo idiota é só para dar holofote ao que muita gente esquece, que é não dar um passo maior que a perna. Quando ficamos apertados de serviço, tendemos a achar que tudo vai dar certo se começarmos a espremer as obrigações dentro de um prazo apertado.

Nem sempre é assim. Organização e produtividade fazem muita coisa, mas milagre não é uma delas.

Com uma agenda realista em mãos, tenho aqui algumas dicas de como ser mais produtivo/a:

Agenda

Use abuse de agenda existe o google agenda, que atende muito bem, você pode usar google agenda para planejar o seu dia a dia também

Anote

Use lápis / caneta, pode parecer ma forma arcaica vindo de um programador, mas a partir do momento que você planeja e coloca no caderno ao usar o lápis/caneta você começa a passar a ansiedade para o papel além de ser mais difícil esquecer o que você precisa fazer.

Rotina

Tente dormir, acordar e se alimentar no mesmo horário. Isso funciona mais ainda para trabalho remoto, com isso você tende a fazer tudo automaticamente deixando tudo pré agendado.

Celular

Como existem hábitos positivos, existe os negativos, olhar o celular o tempo todo é algo muito prejudicial para sua produtividade. Coloque ele no silencioso, uma hora ou outro você poderá ver uma chamada perdida e se você acha que seria uma ligação importante você liga de volta.

Acorde cedo

Use o tempo antes do trabalho, para fazer exercício físico e fazer aulas de inglês etc. Ao fazer sua rotina antes de trabalhar você acaba economizando tempo e deixando o tempo após o trabalho para você fazer coisas fora da sua rotina.

Uma tip boa para me forçar acordar cedo é: marcar aulas de inglês 6 da manhã porque dessa forma você é forçado a acordar cedo de qualquer jeito.

Música

Não é porque você gosta da música que ela vai te deixar imerso no que você precisa fazer, eu gosto de usar algumas músicas eletronicas sem vocal ou sons de natureza para me concentrar. Vou listar algumas sugestões:

  • My Noise (https://mynoise.net/) Esse site é bastante interessante existe uma série de sons que você pode configurar de acordo com o seu gosto para se concentrar ou dormir por exemplo: "sons de restaurante", "jardim japonês"

  • Rainy Mood (https://rainymood.com/) é um site com som de chuva, excelente escolhar para concentrar tomando um café :)

  • Gosto de ouvir também o Neelix (https://open.spotify.com/artist/5X3rdmEE2Mif6kFQkb2PxB) Dj de house progressivo que me deixa bastante concentrado.

#Se prepare Antes de trabalhar Faça seu café e enche uma garrafa de água e coloque do lado do seu computador, deixar ambos perto aumenta sua concentração mesmo que você não tome água como deveria, você não interromper seu foco pensando em levantar para beber água.