O que não te contaram sobre o trabalho remoto

A primeira coisa que vem na cabeça de quem sonha em ter um trabalho remoto é trabalhar na praia ou onde você quiser, Uma vez eu ia indicar um amigo

Victor Ferraz
23 Março 2019 - 5 min leitura

Lenda Urbana

O primeiro pensamento de quem sonha em trabalhar remotamente é executar suas tarefas em uma praia ou onde queira. Uma vez indiquei um amigo e a primeira pergunta foi se poderia trabalhar da sala de aula, tive que explicar que trabalho remoto é uma coisa séria como qualquer outro.

Nômade Digital

Ao ver fotos de pessoas trabalhando em praia, penso ser muito longe da realidade. Teoricamente seria maravilhoso, mas com minha experiência sei que não é assim que acontece. Quando necessitamos de concentração, trabalhar em vias públicas se torna uma tarefa difícil visto que estes ambientes são desconfortáveis e barulhentos. Quando viajei para Argentina e Uruguai, trabalhei em um quarto de hotel utilizando uma cadeira horrível, internet de péssima qualidade e sentia que o tempo estava sendo perdido pois estava trabalhando ao invés de curtir o país e conhecer as pessoas que ali vivem.

Trabalhe um lugar propício

Nossa mente nos engana bastante e sempre sugere fazer coisas para relaxar. Ao sentar no sofá ela entende que é um momento de relaxamento e muitas vezes nos faz parar de pensar no trabalho e começamos a pensar em qual filme poderiamos assistir naquele exato momento.

Uma dica muito importante é montar uma estação de trabalho em local específico para tal. É preciso mostrar para sua mente que ali é lugar de trabalho. Essa é uma dica muito importante de produtividade.

Quando decidir que o trabalho remoto é para você, calcule quanto que irá gastar com a montagem do seu escritório.

Cadeira

Sua coluna vai agradecer bastante se você comprar uma boa cadeira. Invista em uma boa cadeira que futuramente isso irá evitar problemas. Já fiquei com a coluna travada duas vezes por isso. No slack do MinasDev uma das principais conversas no channel de trabalho remoto é sobre cadeiras e existe um tópico no github do frontendbr, com dicas e review de qual melhor cadeira a se comprar.

Trabalho remoto é para você?

Sempre faço essa pergunta para os amigos que ainda não trabalham remoto e o dialogo é sempre o mesmo:

Eu: Por que você não procura um trabalho remoto?

O amigo: Eu não consigo trabalhar em casa

Eu: Isso é porque você tem dificudlade de entregar freelancer?

O amigo: Sim

Eu - Freelancer não é mesma coisa que trabalho remoto, quando é sua principal renda você irá dar um jeito de trabalhar direito. É complicado comparar um plano b com um plano a. Ao se fazer freelancer geralmente você já trabalhou o dia inteiro e está indo trabalhar até tarde da noite. Desta forma é possível que a entrega seja feita com a mesma qualidade pois a sua mente estará cansada.

Dessocialização

Ao ficar muito tempo em casa e vendo poucas pessoas os problemas sociais aumentam.

Lembro que fiquei por tanto tempo sem encontrar ninguém além da minha esposa e meu cachorro que comecei a ficar com preguiça de sair de casa. Quanto mais tempo você ficar longe das pessoas mais você quer ficar. E quem tiver tendência será fácil entrar em um quadro depressivo.

Algumas dicas que sigo no meu dia a dia para isso:

  • Trabalhe em café e coworking sempre que possível mesmo que vá sozinho e não converse com ninguém. Só de sair de casa já é algo que ajuda bastante.
  • Vá em meetups, existe uma infinidade de meetups que acontece quase todos os dias.
  • Saia com os amigos, tenha uma vida social, mesmo se não tiver vontade, se obrigue a sair de casa.
  • Faça exercício físico. Academia ou arte marcial são ótimos lugares para se socializar um pouco e você aproveita para cansar o corpo e descansar a mente.

Horário de trabalho

Tenha um horário de iníciar e finalizar o seu trabalho, é muito comum que iniciantes no trabalho remoto se esqueçam de parar trabalhar. Esse sentimento é porque conseguimos ser mais produtivos e ficamos mais dispostos por não perder o tempo no ônibus e interrupções desnecessárias.

Combine o horário com seu empregador para que seja feito além do combinado.

Como se manter produtivo

1 - ) Desative todas as notificações do seu celular, coloque ele no silencioso Celular é um dos maiores vilões de produtividade. Uma hora ou outra você poderá ver uma chamada perdida e se achar que é uma ligação importante, ligue de volta.

2 - ) Tenha uma rotina de acordar no mesmo horário, tomar um banho e coloque uma roupa que pareça que você está indo trabalhar. Quando você manda essa mensagem para seu cérebro você acha que realmente está em um escritório e separa do seu ambiente de conforto de casa.

3 - ) Acorde cedo. Use o tempo antes do trabalho. Ir à academia ou fazer aulas de inglês etc. Ao fazer uma rotina antes de trabalhar, você acaba economizando tempo e deixando o tempo após o trabalho para fazer coisas pessoais.

Uma dica boa para me forçar acordar cedo é: marcar aulas de inglês às 6 da manhã porque dessa forma sou forçado a acordar cedo de qualquer jeito.

Outra dica é deixar o celular fora do quarto antes de dormir para forçar a acordar ir até ele desligar o silencioso.

4 - ) Use um caderno Faça o planejamento do seu dia utilizando caderno, pode parecer uma forma arcaica vindo de um programador, mas a partir do momento que você planeja e coloca no caderno utilizando o lápis/caneta você começa a passar a ansiedade para o papel. Além de ser mais díficl esquecer o que você precisa fazer.

5 - ) Se desconecte Se programe para sair do modo "trabalho" e vá fazer outras coisas.

Referências: https://twitter.com/caofrade/status/1109092094126231552 slack.minasdev.org