O que não te contaram sobre o trabalho remoto

A primeira coisa que vem na cabeça de quem sonha em ter um trabalho remoto é trabalhar na praia ou onde você quiser, Uma vez eu ia indicar um amigo

Victor Ferraz
23 Março 2019 - 5 min leitura

Lenda Urbana

A primeira coisa que vem na cabeça de quem sonha em ter um trabalho remoto é trabalhar na praia ou onde você quiser. Uma vez eu ia indicar um amigo e ele veio me perguntar se ele poderia trabalhar dentro da sala de aula, eu expliquei para ele que trabalho remoto era coisa séria como qualquer outro trabalho.

Nômade Digital

A maioria das fotos das pessoas trabalhando em praia é algo que me parece muito difícil de se acontecer. Na teoria é muito bacana, mas na prática não é assim que acontece. Ao se fazer algo sério onde é necessário uma extrema concentração, trabalhar em vias públicas se torna uma tarefa muito difícil devido ao desconforto e barulho desses ambientes. Quando viajei para Argentina e Uruguai, tive que trabalhar em um quarto de hotel, sendo uma experiência horrível devido à cadeira desconfortável, internet de péssima qualidade e o sentimento que o tempo está sendo perdido trabalhando ao invés de curtir o país

Trabalhe um lugar propício para trabalhar

Sua mente te engana bastante e ela sempre te sugestiona fazer coisas para ficar relaxado. Ao sentar no sofá sua mente entende que é um momento de relaxamento é possível que você pare de pensar no trabalho e comece a pensar qual filme você poderia estar vendo na aquele exato momento.

Sugiro um lugar específico para se trabalhar, uma dica muito importante é montar uma estação de trabalho. É preciso mostrar para sua mente que ali é lugar de trabalho. Essa é uma dica muito importante de produtividade.

Quando você decidir que o trabalho remoto é para você calcule quanto você irá gastar com a montagem do seu escritório.

Cadeira

Sua coluna vai agradescer bastante se você comprar uma boa cadeeira. Invista em uma boa cadeira que futuramente isso vai te evitar futuros problemas, eu já fiquei com a coluna travada duas vezes por causa disso. No slack do MinasDev uma das principais conversas no channel de trabalho remoto é sobre cadeiras e existe um tópico no github do frontendbr, com dicas e review de qual melhor cadeira a se comprar.

Trabalho remoto é para você?

Sempre pergunto para os meus amigos que ainda não trabalham remoto, o dialogo é sempre o mesmo:

Eu Por queê você não procura um trabalho remoto?

O amigo - Ee não consigo trabalhar em casa

Eu - Isso é porque você tem dificudlade de entregar freela?

O amigo - Sim

EU - Freela não é mesma coisa que trabalho remoto, quando é sua principal renda você irá dar um jeito de trabalhar direito, acho complicado você comparar um plano b com um plan a. Ao se fazer freelancer geralmente você já trabalhou o dia inteiro e está indo trabalhar mais um pouco até tarde da noite, dessa forma é bem possível que você não entregue as coisas da mesma forma, pelo fato que a sua cabeça estará cansada.

Dessocialização

Ao ficar muito tempo em casa e vendo poucas pessoas faz com que aumente problemas sociais.

Lembro de uma época que tinha tanto tempo que eu não via ninguém além da minha esposa e meu cachorro, que eu comecei a ter muita preguiça de sair de casa, "e quanto mais tempo você fica longe das pessoas mais você quer ficar". E se você tiver tendência é muito fácil entrar em uma depressão.

Eu sigo algumas dicas no meu dia a dia para isso:

  • Trabalhe em café e coworking sempre que possível, mesmo você vá sozinho e não converse com ninguém. Só de você sair de casa já é algo que ajude bastante.
  • Vá em meetups, existe uma infinidade de meetups que acontece quase todos os dias.
  • Saia com os amigos, tenha uma vida social, mesmo se você não tiver vontade obrigue a sair de casa.
  • Faça exercício físico academia ou arte marcial é um ótimo lugar para tentar socializar um pouco e você aproveita para cansar o coropo e descansar a mente.

Horário de trabalho

Tenha um horário de iníciar e finalizar o seu trablaho, é muito comum quem começa a fazer trabalho remoto você esqueça de parar trabalhar, acho que esse sentimento é poruqe você consegue ser mais produtivo e mais disposto ao não perder o seu tempo no ônibus e interrupções densnecessárias.

Combina o horário com seu empregador para que você não faça além do combinado.

Como se manter produtivo

1 - ) Desative todas as notificações do seu celular, coloque ele no silencioso Celular é um dos maiores vilões de produtividade. Uma hora ou outro você poderá ver uma chamada perdida e se você acha que é uma ligação importante você liga de volta.

2 - ) Tenha uma rotina de acordar no mesmo horário tomar um banho e coloque uma roupa que pareça que você está indo trabalhar. Quando você manda essa mensagem para seu cérebro você acha que realmente está em um escritório e separa do seu ambiente de conforto de casa.

3 - ) Acorde cedo. Use o tempo antes do trabalho, para ir na academia e fazer aulas de inglês etc. Ao fazer sua rotina antes de trabalhar você acaba economizando tempo e deixando o tempo após o trabalho para você fazer coisas fora da sua rotina.

Uma tip boa para me forçar acordar cedo é: marcar aulas de inglês 6 da manhã porque dessa forma você é forçado a acordar cedo de qualquer jeito.

Outra tip é deixar o celular ao dormir fora do quarto para te forçar acordar e ir lá desligar o silencioso.

4 - ) Use um caderno Faça o planejamento do seu dia utilizando caderno, pode parecer ma forma arcaica vindo de um programador, mas apartir do momento que você planeja e coloca no caderno ao usar o lápis/caneta você começa a passar a ansiedade para o papel além de ser mais díficl esquecer o que você precisa fazer.

5 - ) Se desconecte Se programe para sair do modo "trabalho" e vá fazer outras coisas.

Referências: https://twitter.com/caofrade/status/1109092094126231552 slack.minasdev.org